HISTÓRIA DOS CINECLUBES



CINECLUBE: DESATANDO O NÓ DA VIDA                       

              O que é um cineclube? Um processo de formação? Um grupo de pessoas que se reúnem para ver e debater filmes? Um modo de deixar de ser alienado em relação ao cinema? Uma maneira crítica, reflexiva de se apropriar desse modo de expressão artístico? Um cineclube pode ser muitas coisas, para muita gente é situado na distinção com o modo de organização oficial, tradicional, de circulação e distribuição de obras cinematográficas.
            De acordo com Caio Cesaro, o primeiro cineclube de Londrina teria sido fundado em 1958, e existiu até 1961, Orlando Vicentini* participou dele, junto de amigos alugavam filmes em película vindos de Botucatu. Era um grupo de pessoas que se encontravam para ver filmes, considerados na categoria “arte”, e depois discuti-los. Esse processo de assistir, debater e acessar cinema artístico, então, parece ser a descrição de como um cineclube age, como ele se comporta.  

 Foto Cine Club de Londrina, que teve como um dos seus fundadores o fotógrafo Hikoma Udihara e Orlando Vicentini (ao centro da foto).
             
             No meio de toda essa história, existiu uma coisa chamada ALCA – Associação Londrinense dos Cineastas Amadores, que existiu durante a década de 1970. Entre suas atividades estão a produção de filmes, a participação em festivais nacionais, exibição de obras audiovisuais, realização de mostras cinematográficas, cursos de teoria e prática de Super 8 para leigos, enfim, diversas maneiras de semear, plantar e cultivar cinema. Lorenzo Izquierdo** – cineasta londrinense, considerado amador, falecido em 2000 – e sua esposa Victória, fizeram parte da ALCA, encontraram nela um modo de expandir a paixão que sentiam pelo cinema. Se interessavam pelas diversas partes dessa maneira de se colocar no mundo, chamada cinema.
            Atualmente, pelo menos cinco cineclubes estão em atividade em Londrina. O Cine SESC que realiza mostras temáticas durante o ano. O Café I Bravissimi, preocupado em incentivar a aproximação à cultura e origens italianas. O Ciclo de Cinema Aeroporto, focado em obras cinematográficas, que apresentem um conteúdo crítico e reflexivo. O Kinoclube, um desdobramento da Kinoarte (Instituto de Cinema e Vídeo de Londrina), destinados a propagar filmes considerados artísticos e importantes historicamente. O Cine Gguerrilha, com exibições de filmes b, terror trash. O cineclube Ahoramágica, também considerado um grupo de estudos, que enxerga na própria criação de filmes uma atitude cineclubista.
            Cineclube é um conceito aberto e bastante amplo, conhecer a sua história, origem, participar de um, organizar um são formas bastante fecundas de entender o que ele é. Desde o começo a trajetória cineclubista foi configurada nas margens da história oficial do cinema, pelas vias alternativas em relação à grande indústria cinematográfica, pela possibilidade de ser um sujeito ativo na realização e no acesso cinematográficos, não apenas um consumidor de um serviço, de um produto já pronto, já estabelecido, que não podem sofrer intervenção, que não podem ser modificados. Conversar finalmente sobre o que vislumbrou e sensibilizou, lembrar de outros, conhecer, elencar encantamentos, sair do filme e estar junto e não caminhar por dentro de um shopping. Conceituar esse monstro, de diversos braços, que pode ser um cineclube, demanda envolvimento, mergulhar em suas veredas. “Viver é um negócio muito perigoso”***.
   
Notas:
*Orlando Vicentini (1916-1991) – cineasta londrinense, realizou o primeiro filme de ficção de Londrina.
**Vicente José Lorenzo Izquierdo (1924-2000) – cineasta londrinense, realizou diversos filmes entre as décadas de 50 e 80.
***Frase de João Guimarães Rosa, presente no livro Grande Sertão: Veredas.

Referências bibliográficas





_________________________
Reportagem da Folha de Londrina (23 de março de 1976) sobre a fundação da "Associação dos Cineasta da Super-8 de Londrina", depois chamada de "Associação Londrinense de Cineastas Amadores" (ALCA). Será que surgiram muitos filmes deste movimento, como sonhava Zanketti na sua fala na reportagem? Onde estão esses filmes?

 
*Para ler as reportagens salve as imagens no computador, elas estão disponibilizadas em alta-resolução.

_________________________
Reportagem da Folha de Londrina (1 de setembro de 1992) sobre as tentativas de criação de cineclubes em Londrina, as iniciativas dos cinéfilos Carlos Eduardo Loureço Jorge (no início da década de 1970 no Cine Vila Rica e em 1989) e de Carlos Martins Delgado em 1992.

*Para ler as reportagens salve as imagens no computador, elas estão disponibilizadas em alta-resolução.